Alguns remédios prescritos no pronto-socorro para enxaqueca podem não ser adequados.

Funcionalitá • nov. 19, 2019

Dr André Macedo S. Silva, médico e pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e neurologista da Funcionalitá

Os opioides são uma grupo de medicações utilizados para dor aguda e crônica. Alguns exemplos dessa classe de remédios são a morfina, codeína, tramadol e oxicodona. Mas apesar de eficazes para vários tipos de dor, já se sabe com bastante confiabilidade, que essas medicações não são eficazes para tratar enxaqueca, sendo contra-indicadas em diversos consensos e publicações científicas, de importantes sociedades de neurologia em todo o mundo. 

Entretanto, um dado alarmante, apresentado na reunião da Sociedade Americana de Cefaléia (American Headache Society) de 2019 é que essas medicações são prescritas em cerca de um terço das vezes, para pacientes, como primeira escolha em pacientes com enxaqueca, principalmente para pacientes jovens em unidades de pronto-atendimento. 

Essa prática comum de se prescrever tramadol (tramal) ou morfina (dimorf) em pronto-socorro para pacientes com enxaqueca não é aconselhável e já se mostrou maléfica, pois não melhora a dor, aumenta desnecessariamente a estadia da pessoa no pronto-socorro (que não é um lugar agradável pra quem estar com dor de cabeça forte, certamente), além de causar efeitos colaterais, como risco de dependência, sonolência excessiva, náuseas, vômitos e até piora da enxaqueca. 

Assim, o treinamento dos médicos que trabalham nos pronto-socorros é extremamente necessário para o correto tratamento das crises de enxaqueca. Estar atualizado, com as diversas opções de tratamento, é fundamental para o médico que trabalha atendendo pacientes com dor de cabeça. Porém, o mais importante para o paciente que sofre com dores de cabeça recorrentes, sem dúvidas, é uma consulta cuidadosa, com um neurologista, para instituição de medidas não medicamentosas, e talvez medicamentosas, que sejam realmente efetivas e, permitam a redução das visitas ao pronto-socorro. O pronto-socorro não é o melhor lugar para se tratar a enxaqueca. 

As opções de tratamento são muitas e a chance de melhorar a qualidade de vida é grande, com o adequado tratamento da enxaqueca, mas o uso dos opióides não costuma ajudar nesse objetivo.

distrofia muscular
Por Funcionalitá 20 abr., 2022
Já sabe o que é a distrofia muscular? Este é um termo amplo que engloba um variado grupo de doenças musculares de origem genética.
transtorno de ansiedade
Por Funcionalitá 21 fev., 2022
Você sabia que o medo e a ansiedade são tão normais quanto dormir, comer e respirar? São sentimentos que fazem parte da vida de todas as pessoas, inclusive são úteis para a sobrevivência.
cirurgia para hidrocefalia
Por Funcionalitá 19 fev., 2022
Saiba quais são os principais tipos de cirurgia para tratamento da hidrocefalia: a colocação da válvula (DVP) e a neuroendoscopia.
Doença de Parkinson
Por Funcionalitá 27 jan., 2022
Saiba mais sobre os tratamentos disponíveis para a doença de Parkinson
perda-cognitiva
Por Funcionalitá 27 jan., 2022
Conheça mais desse tema que atrapalha o dia a dia de várias pessoas. Clique e confira!
Neuropatia periférica: quais os sintomas?
Por Funcionalitá 25 nov., 2021
Mas como reconhecer seus sintomas? Para responder essa pergunta, vamos falar um pouco sobre o sistema nervoso, como ele se divide e, a partir daí, podemos entender melhor as neuropatias!
Neuropatia periférica é reversível?
Por Funcionalitá 24 nov., 2021
Saiba mais sobre neuropatias periféricas e quando se é possível reverter o quadro. Continue a leitura e confira!
Hipertireoidismo
Por Funcionalitá 12 nov., 2021
Conheça o que é hipertireoidismo e quais os seus sintomas mais comuns e entenda como o seu diagnóstico e tratamento costumam levar a melhora ou até resolução da doença.
Charcot-Marie-Tooth
Por Funcionalitá 26 out., 2021
A doença de Charcot-Marie-Tooth, também chamada de CMT, não é uma doença única, mas sim um grupo de doenças do nervo periférico, que afetam os movimentos e as sensações nos braços e nas pernas.
Por Funcionalitá 25 out., 2021
O transtorno do espectro do autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento comum, que afeta em torno de 1 a cada 64 crianças. Continue a leitura e descubra quais são os principais sintomas.
Mais Posts
Share by: