O que pode prevenir a doença de Parkinson?

Funcionalitá • abr. 28, 2020

Dra. Carina França, médica e pesquisadora da Universidade de São Paulo e neurologista na Funcionalitá.

É muito comum que os pacientes perguntem se existe alguma dieta ou alguma vitamina que possa prevenir ou frear a progressão da Doença de Parkinson. 

Infelizmente, até hoje, não se conhece qualquer dieta, suplemento alimentar, medicação, ou cirurgia que seja capaz de curar ou retardar o aparecimento de sintomas. Existe, porém, uma medida capaz de diminuir a chance de desenvolvimento da doença de Parkinson, além de melhorar sintomas e a qualidade de vida nos que já tem o diagnóstico: exercício físico

Em modelos animais, após um regime regular de exercício físico, é possível observar o surgimento de diversos mecanismos de neuroproteção e neuroplasticidade, como aumento de sinapses, aumento de neurogênese, diminuição de neuroinflamação e aumento de anti-oxidantes. Por outro lado, a imobilidade deixa o cérebro mais vulnerável a alterações que levarão à doença de Parkinson. 

Sabemos que, em tempos de isolamento social, a prática de exercício físico pode ser mais desafiadora do que nunca, mas, atualmente, existem muitos tipo de treinos que podem ser feitos dentro de casa. Sempre é preferível que haja instrução de um profissional qualificado. 

Quanto ao tipo de atividade física, não há uma recomendação específica. Alguns estudos associam a prática de Tai Chi Chuan a melhora de equilíbrio e prevenção de quedas a médio/longo prazo em pacientes com doença de Parkinson. Mas, em termos de neuroproteção, o tipo de atividade é o menos importante, podendo ser musculação, exercícios aeróbicos, Karate, Tango, Yoga, entre outras. O importante é praticar com regularidade e que o paciente goste da prática escolhida

Faça o que te mova. 
distrofia muscular
Por Funcionalitá 20 abr., 2022
Já sabe o que é a distrofia muscular? Este é um termo amplo que engloba um variado grupo de doenças musculares de origem genética.
transtorno de ansiedade
Por Funcionalitá 21 fev., 2022
Você sabia que o medo e a ansiedade são tão normais quanto dormir, comer e respirar? São sentimentos que fazem parte da vida de todas as pessoas, inclusive são úteis para a sobrevivência.
cirurgia para hidrocefalia
Por Funcionalitá 19 fev., 2022
Saiba quais são os principais tipos de cirurgia para tratamento da hidrocefalia: a colocação da válvula (DVP) e a neuroendoscopia.
Doença de Parkinson
Por Funcionalitá 27 jan., 2022
Saiba mais sobre os tratamentos disponíveis para a doença de Parkinson
perda-cognitiva
Por Funcionalitá 27 jan., 2022
Conheça mais desse tema que atrapalha o dia a dia de várias pessoas. Clique e confira!
Neuropatia periférica: quais os sintomas?
Por Funcionalitá 25 nov., 2021
Mas como reconhecer seus sintomas? Para responder essa pergunta, vamos falar um pouco sobre o sistema nervoso, como ele se divide e, a partir daí, podemos entender melhor as neuropatias!
Neuropatia periférica é reversível?
Por Funcionalitá 24 nov., 2021
Saiba mais sobre neuropatias periféricas e quando se é possível reverter o quadro. Continue a leitura e confira!
Hipertireoidismo
Por Funcionalitá 12 nov., 2021
Conheça o que é hipertireoidismo e quais os seus sintomas mais comuns e entenda como o seu diagnóstico e tratamento costumam levar a melhora ou até resolução da doença.
Charcot-Marie-Tooth
Por Funcionalitá 26 out., 2021
A doença de Charcot-Marie-Tooth, também chamada de CMT, não é uma doença única, mas sim um grupo de doenças do nervo periférico, que afetam os movimentos e as sensações nos braços e nas pernas.
Por Funcionalitá 25 out., 2021
O transtorno do espectro do autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento comum, que afeta em torno de 1 a cada 64 crianças. Continue a leitura e descubra quais são os principais sintomas.
Mais Posts
Share by: