Dificuldade escolar e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Funcionalitá • abr. 28, 2020

Dra Clara Gontijo Camelo, pediatra e neurologista infantil, doutoranda em Ciências pela Universidade de São Paulo, neuropediatra na Funcionalitá.

O que é?

Vários fatores podem influenciar no processo do aprendizado. Entre eles a rotina dentro de casa, a escola, aspectos emocionais e sociais e também, aspectos neurofisiológicos. É necessário saber identificar aquelas crianças que têm dificuldade escolar secundárias a alterações neurofisiológicas como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, discalculia, transtornos do processamento auditivo central e deficiência intelectual.

O TDAH é um distúrbio neurobiológico que se caracteriza por desatenção, desassossego e impulsividade, sendo uma causa comum de dificuldade escolar. Os sinais e sintomas começam na infância e levam a prejuízo escolar e/ou social.

Causas

Estudos apontam a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro como as principais causas do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Algumas pesquisas indicam que fatores ambientais podem estar envolvidos, mas ainda não há consenso sobre o assunto.

Diagnóstico

O diagnóstico é exclusivamente clínico, isso é, não é necessária a realização de exames complementares. Os sintomas ocorrem sempre na infância e em pelo menos dois ambientes diferentes (casa, escola, lazer, trabalhos), durante seis meses, no mínimo. Tais sintomas devem levar a prejuízo na performance e nos relacionamentos nas mais diversas situações. O diagnóstico é frequentemente feito nos primeiros anos de vida escolar, quando se é esperado da criança mais atenção e adequação do comportamento ao ambiente.

Tratamento 

O tratamento do TDAH segue duas linhas que se complementam: a psicoterapia e a terapia medicamentosa. Existem vários medicamentos que são considerados de primeira linha para o tratamento de TDAH. Quando bem indicado o medicamento leva a bons resultados, porém deve ser feita adequação da dose e dos horários e observar a possibilidade de alguns efeitos colaterais. O neurologista infantil e o psiquiatra infantil são os especialistas mais adequados para a condução das terapias medicamentosas em TDAH.
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